Projetos
Meninas Pai D'Éguas
Projeto parceiro do Programa Meninas Digitais, promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) com os objetivos de despertar o interesse e fomentar a inclusão de meninas estudantes do ensino médio em carreiras na área de Computação e Ciências Exatas, além de incentivar as graduandas nos cursos de Computação através da participação em projetos de pesquisa e extensão nos municípios Belém e Castanhal.
Coordenação: Fabíola Araújo
Duração: 2019–2023
Web: https://meninaspaideguas.ufpa.br/
Uma plataforma adaptável de jogos para o desenvolvimento de habilidades de crianças com deficiência
Esse projeto apresenta a criação de uma plataforma adaptável de jogos desenvolvida especialmente para auxiliar os profissionais que trabalham com crianças com deficiência. Os jogos serão flexíveis, de modo que o especialista poderá configurar o jogo para atender melhor as características específicas de cada criança, por exemplo, com a interação mais devagar ou mais rápida, com nível de dificuldade mais fácil até o mais difícil, com cores básicas ou cores contrastadas, entre outras funcionalidades que podem ser diferentes para cada jogo. A plataforma estará disponível por meio do navegador de internet e os interessados poderão fazer o download dos jogos na versão desktop e para dispositivos móveis. Esse projeto apresenta uma proposta para uma plataforma adaptável de jogos criados para auxiliar profissionais especializados em crianças com deficiência a desenvolver habilidades específicas. Os jogos devem ser flexíveis para que os especialistas possam trabalhar habilidades que escolherem de acordo com as necessidades atuais, como concentração, atenção, memória, entre outras
Coordenação: Marcelle Mota
Duração: 2021 – 2023
O Pensamento Computacional como Estratégia para a Regulação Emocional
Este projeto tem como objetivo gerir a inclusão do pensamento computacional na Educação Básica, como estratégia de análise da regulação emocional, avaliando se a inclusão do PC é satisfatória para a inteligência emocional dos alunos, contribuindo para a formação emocional saudável e consequentemente para a melhora na assimilação de conteúdos de ensino.
Coordenação: Fabíola Araújo
Duração: 2021–2023